Olá meus amigos,
Como algum dia teria que ser o primeiro, decidi ir a Itália. Fui visitar a região de VALE D’AOSTA.
Esta região, que tem como especial característica ser a mais pequena de Itália, com cerca de 120 mil habitantes, fica encaixada entre os Alpes suíços e franceses. A norte está separada pelos Alpes suíços, com realce para o emblemático Matterhorn; a sul fica o fantástico Parque Nacional Gran Paradiso; a fechar o vale temos o grande Monte Branco que faz fronteira com a França.
Com tudo isto poderíamos pensar que seria um vale isolado e fechado entre montanhas, mas Vale D’ Aosta é sem dúvida mais do que isso.
A primeira impressão, é mesmo de uma região industrializada, tal o corrupio de camiões em direcção aos colos de Grand e Petit St-Bernard- acesso à Suíça e França.
Com características rurais bem presentes, como as suas vinhas nas encostas e campos cultivados, Vale D’Aosta surpreende-nos pela preservação da sua história e cultura, que continuam a caracterizar as suas aldeias e cidades.
Com a sua melhor natureza bem presente nos vales laterais, ficamos com a sensação que em cada aldeia que visitamos, encontramos um castelo ou uma fortaleza, além das igrejas de campanários aguçados.
Em conclusão um vale encantado, onde nos podemos deliciar com picos plenos de neve e prados alpinos; onde a fauna e a flora estão bem presentes em todos os caminhos a percorrer; onde a emoção da história está presente.
Este é o Vale D’Aosta, que vou dar a conhecer pela objectiva da minha máquina.
Deixo 4 fotos que representam um pouco do que podemos encontrar na região. Nos próximos posts, deixarei das aldeias e cidades que visitei separadamente.
Um até breve