sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Gastlosen








Gastlosen......os Dolomites Suiços.
Nos confins do cantão de Fribourg, encontramos Gastlosen.

Estas montanhas que se assemelham aos Dolomites italianos, fazem-   -nos sonhar tal é a sua grandeza e imponência.
Esta cadeia montanhosa, de cerca de 12 km de comprimento, situa-se entre os cantões de Fribourg e Berne e, é composta por paredes rochosas que chegam aos 300m de altura.

Devido à qualidade da rocha, torna-se um verdadeiro paraíso para os aventureiros da escalada que, muitas vezes, na ânsia de conseguir chegar ao cume, deixam aí a sua vida.
Deixo-vos algumas fotos de uma « parte » desta cadeia montanhosa irresistível.
 
Aquele abraço e até breve.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nufenen/St. Gotthard/Furka


Olá meus amigos,
mais novidades …
Tive conhecimento desta aventura e comecei logo a preparar-me para tal; fazer 3 cols num só dia!
Bicicleta na estrada e aí vai ele …
O primeiro a ser « atacado », o Col du Nufenen:

A informação era preciosa. Este era o mais duro dos 3 cols, por isso era importante gerir bem o esforço, para que as forças não faltassem nos restantes dois. Foram 13,3 km de subida com um desnível de 1132m e uma chegada a 2478m.
Depois de uma pequena pausa para a alimentação, ataquei a descida até Airolo. Esta bonita vila que faz parte do único cantão de língua italiana da Suiça, o Tessin.
O segundo a ser « atacado », o Col de St. Gotthard (Via Tremola):


Esperava-me o mais carismático dos 3 cols. A via Tremola é uma antiga estrada militar, toda em paralelo, portanto impossível de esquecer. E depois de 12.7 km e um desnível de 932 m, lá estava a placa que indicava os 2091 m de altitude do Col de St. Gotthard.
A descida leva-nos a até Realp, a base da última etapa desta aventura. Com todas estas subidas e descidas, mais um cantão para juntar à festa, o de URI. 
O terceiro a ser « atacado », o Col de la Furka:

 
As expectativas eram grandes para esta subida, pois está intitulada como a mais bela das três. E realmente os 12.3 km desta subida são um verdadeiro regalo. Com paisagens de uma beleza fantástica, que ajudam a esquecer os 893 m de desnível da mesma. A chegada aos 2431m de altitude fez-se com naturalidade e ainda alguma frescura nas pernas.
Com todas as dificuldades ultrapassadas, era o momento de descer até ao ponto de partida, Ulrichen.
E, assim, realizei esta aventura, com a certeza que a nota foi muito positiva, a todos os níveis.
Infelizmente não tenho fotos para vos mostrar, pois não consegui levar a máquina comigo. Deixo-vos os gráficos das subidas e uma foto da Via Tremola para que tenham uma pequena noção de como é um col.

 
 Aquele abraço e até breve.

sábado, 18 de agosto de 2012

Lauterbrunnen










Olá meus amigos, tudo bem ???

Por razões de trabalho não me foi possível atualizar o blog, por isso as minhas desculpas.

E para o regresso, algo bem refrescante..heeee

Fui visitar LAUTERBRUNNEN.

Esta pequena vila, que faz parte do Oberland Bernois, esconde-se num dos mais impressionantes vales alpinos da Suiça, entre enormes paredes rochosas , que são « decoradas » com fantásticas quedas de água.

Pois é....são 72 quedas de água que fazem desta região Património da Unesco, e uma das mais importantes reservas naturais da Suiça.

Lauterbrunnen, tem a água como atriz principal, e nós só temos que         « mergulhar » nesta beleza natural e desfrutar.
 
Deixo-vos alguns « tiros » deste dia fantástico.

Aquele Abraço

Marcelo Andrade