segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Luta após Luta.......



A Fúria Divina? não me assusta.....

Eu conheço os Invernos
Eu conheço o frio
Mas a vida sem Ti......

Eu não Sei.......

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Rio Ganges.....

Olá meus amigos,

como quase tudo em Varanasi está ligado ao Ganges, vou-me debruçar neste post sobre o rio mais sagrado da Índia.



Junto ao rio, o dia começa bem cedo, mal surjam os primeiros raios de sol. As perto de 100 Ghats(escadarias) são a ligação para que o ritual matinal comece. Os hindus acreditam que estas escadarias são a ligação entre a terra e o céu....








Podemos ver todas as manhãs homens, mulheres e crianças que chegam para lavar a roupa, os dentes, praticar ioga, fazer oferendas aos deuses, beber e tomar banho naquelas águas que para eles são sagradas, e ao contrário de serem portadoras de doenças devido à sua poluição, são purificadoras para corpo e alma. 























Como o sol nasce do lado contrário ao da cidade, dá-nos um espectáculo maravilhoso, de luz sobre os edifícios e sobre todos aqueles que o visitam, para este ritual, que são as primeiras horas do dia no Ganges. 

O Ganges é a salvação, pois morrer, ser cremado e as cinzas serem atiradas ao rio, para os hindus é a certeza que terão a purificação divina e definitiva. Como tal, as margens do rio têm sempre presente este fumo das fogueiras que assinalam estas cerimónias de cremação. O preço das mesmas, são de acordo com a madeira utilizada e as cinzas são atiradas ao Ganges. Como para muitos não lhes é possível fazer a cremação dos corpos, os mesmos são atirados diretamente ao rio. Por tal, é natural que às vezes se vejam corpos perdidos no rio...


Não posso confirmar se estas águas são ou não sagradas ou purificadoras, pois não tive coragem de tomar banho ou beber dela, mas o que posso garantir é que o Ganges tem realmente algo de mágico. Transporta-nos para um mundo de contrastes, da vida e da morte em constante ligação, ali tão perto, e acima de tudo de um povo que tem uma crença enorme neste rio e nestas águas. 

Espero que tenham gostado do Ganges.....

Grande abraço

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Varanasi.....

Olá meus amigos,

estou de regresso, depois de mais de 12 horas de comboio da capital até ao novo destino, VARANASI...



Se Nova Delhi me trouxe para uma realidade diferente, Varanasi, deu com toda a certeza continuidade a essa mesma. Representa a velha Índia, sentimos isso mal chegamos. É uma das cidades mais caóticas da Índia com milhares de pessoas, vacas, porcos, macacos, cães e muito lixo nas ruas. Muita desorganização, odores e imagens que ficarão para sempre registados, tal é a intensidade. 



















Mas Varanasi é sem dúvida uma cidade especial, por toda a sua espiritualidade e claro pelo Rio Ganges e as suas águas sagradas. . 


Em toda a cidade o hinduísmo esta bem marcado e vincado. Milhares de religiosos, estão presentes pela cidade, nas ghats e nas margens do Ganges. 



















Varanasi é a cidade onde os hindus desejam passar os últimos dias da sua vida. Arrependendo-se dos pecados e cantando aos deuses, e para finalizar, serem cremados e as suas cinzas atiradas ao Ganges.

É um dos destinos mais sagrados da Índia, e o seu nome significa Porta do Céu, o último e mais desejado patamar da existência para a religião hindu.

Varanasi foi sem dúvida das cidades que mais gostei de visitar nesta minha passagem pela Índia. Tem uma magia particular, algo que nos transporta para algo muito forte em termos espirituais.



























Neste vídeo podem confirmar como é o dia a dia nas ruas de Varanasi.....uma verdadeira luta......



Espero que tenham gostado, seguir-se-à o Post do Ganges, o Rio Sagrado...

Cumprimentos.....

Marcelo Andrade

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Aventura Índia...Nova Delhi


Olá meus amigos...

A Índia não é só Nova Delhi, mas é pela capital que entram milhares de turistas e viajantes..Temos logo a sensação que entramos numa realidade completamente diferente, onde nos emaranhamos em ruas e becos caóticos, onde frenéticos Tuc Tuc, bicicletas, carros buzinam numa constante sinfonia que nos embala para este "novo mundo". 


E assim fui recebido para esta minha aventura na Índia...



Como grande cidade que é, com aproximadamente 18 milhões de habitantes, e como todas as grande cidades do mundo, encontramos de tudo..Uma mistura de antigas e novas construções, pessoas, culturas, religiões e muitooooo trânsito.









































Ao deparar-me com tal realidade, todos os sentidos ficaram em alerta máximo. Os olhos não paravam de se regalar com tais diferenças e cores, os ouvidos com tal sintonia, os cheiros eram intensos e variados, e até já imaginava aquele picante a deixar-me a língua a arder......

Uma das visitas do primeiro dia, foi a um templo Sikh, o  Gurdwara Bangla. Aqui tive o primeiro contato com uma das religiões presentes en Nova Delhi e na Índia. A visita estendeu-se á cantina do mesmo, onde diariamente são servidas milhares de refeições, para todo o tipo de  pessoas. Pertençam ou não ao Siquismo, o objectivo é ajudar...um exemplo



















Uma das visitas obrigatórias em Nova Delhi, é o Red Fort. Uma construção localizada na Velha Delhi e um grande exemplo de arquitetura Indiana. As pedras vermelhas utilizadas na sua construção, tiveram influência direta na escolha do nome. Tem no seu interior 11 palácios, onde o Imperador recebia pessoas influentes da época. 

Num dos palácios pode encontrar-se a seguinte frase." Se há um paraíso na terra é este" o que diz bem a imponência de tal construção. 








Importante, e a não perder, é a maior Mesquita Muçulmana da Índia. A Masjid-i Jahan-Numa situa-se em frente ao Forte Vermelho, e foi mandada construir  pelo imperador mugal Shah Jahan. 


Momento de tranquilidade e espiritualidade. 






Mas uma das "belezas" de Nova Delhi reside nas suas ruas, nos seus hábitos e costumes. Em cada travessia era um ficar de boca aberta, com o que me ia aparecendo pela frente. Fios de eletricidade  às "centenas" emaranhados uns nos outros, barbeiros a céu aberto, livrarias no passeio, vacas sagradas, "milhões" de vendedores de comida, e tudo isto sempre bem acompanhado por tão bela sinfonia, as buzinas dos "biliões" de viaturas desta cidade. 

































Templo de Lótus é uma das Casas de Adoração Bahá'ís, e uma das marcas desta cidade. Aberto a toda e quaisquer religião, este templo tem como ideologia a adoração de Deus. É um dos locais mais visitados do mundo e já ganhou vários prémios internacionais de arquitectura. 



Estes foram alguns dos locais que visitei em Nova Delhi entre outros. 

Mas se há momentos atrás referi algumas "belezas" de Nova Delhi, não posso deixar agora de referir uma das maiores riquezas desta cidade e claro da Índia. Algo que vão encontrar muitas vezes nestes posts, AS SUAS GENTES, OS SEUS SORRISOS....algo impossível de resistir, aliados às cores, é algo mágico neste País. 

































E foi esta Índia que encontrei......um mar de contrastes, e ainda só estava a começar...

Voltaremos a Nova Delhi em novo post, mas agora esperam-me muitas horas de comboio....

Espero que tenham gostado deste primeiro post......


Até breve