segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feliz Natal



Olá meus amigos,

Passei pelo blog, para deixar uma música de natal. Uma música de natal muito conhecida (John Lennon), mas que tem a particularidade de ser cantada por uma cantora que gosto muito.

O Natal é a festa da família.

Por isso o meu desejo é, que passem este Natal junto das pessoas que mais amam, com a maior alegria possível, e que aproveitem:

Aproveitem para dar aquele abraço que faltava dar. Aproveitem para dizer “gosto de ti”. Aproveitem para esquecerem as mágoas e as diferenças. Acima de tudo, aproveitem o calor dos que mais amam, para serem mais fortes e positivos para um novo ano.

Como todos sabem, eu não poderei passar o Natal com a minha família. Mas isso não me impedirá de os sentir bem perto, de recordar todos os bons momentos que passamos juntos e de dizer que os AMO...

Dedico esta música, à minha família e amigos, esperando que passem um Santo Natal, pleno de Saúde e Paz….


Um abraço de Saudades

domingo, 13 de dezembro de 2009

O Matterhorn








Olá meus amigos …

O MATTERHORN (O Cervino em italiano, Mont Cervin em francês), é talvez a montanha mais conhecida dos Alpes…..

Com 4478 m de altitude o Matterhorn situa-se na fronteira da Suíça com a Itália e, dá a sua fantástica presença à cidade Suíça de Zermatt.

Devido ao seu formato característico, esta montanha é algo de “romarias” por pessoas de todo o mundo.

Foi a ultima montanha dos Alpes a ser escalada. Foi em 14 de Julho de 1865 por Edward Whymper.

Como tenho a facilidade de a visitar com alguma frequência, deixo-vos alguns olhares relativos ao Outono e Inverno.

Aquele abraço

domingo, 6 de dezembro de 2009

Ponte D. Luís I







Olá meus amigos….

Como estive de férias em Portugal, não perdi a oportunidade de dar uns “tiros” pela sempre bela cidade invicta.

Como alvo principal desse “tiroteio” escolhi a Ponte D. Luís I.

Projectada pelo Eng.º Teófilo Seyrig (discípulo e colaborador de Eiffel), começou a ser construída em 1881 e foi inaugurada a 31 de Outubro de 1886.

È composta por dois tabuleiros metálicos, sustentados por um grande arco de ferro e cinco pilares. Tem de comprimento total 385,25 m e pesa 3054 toneladas.

È desta mesma ponte, que está construída sobre o Rio Douro e faz a ligação entre as cidades do Porto e V. N. Gaia que vos deixo os próximos “olhares”.

Um grande abraço e até breve.

domingo, 1 de novembro de 2009

Je te Promets....




Et je ne pourrai te dire, ce que je ne sais pas
et je ne pourrai te donner, ce que je n'ai pas
et je ne pourrai te fuir, même si tu nous sépare
tous ce que je te promets c'est un nouveau départ


E eu não te poderei dizer o que eu não sei
E eu não te poderei dar o que eu não tenho
E eu não poderei fugir de ti mesmo que tudo nos separe
Tudo que eu te prometo é um novo começo


Baci....

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Barrage de Moiry






Olá Boa Noite,


Desta vez a caminhada foi à Barragem de Moiry.


A Barragem de Moiry situa-se no Vale d' Anniviers, cantão do Valais.


Começou a funcionar em 1958, depois de 4 anos de construção. Construída por mais de 1200 trabalhadores, tem a altura 148 metros e encontra-se a 2249 metros de altitude.


È desta mesma barragem que vos deixo os próximos “disparos”.


Abraços

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Vale Encantado...







Olá meus amigos,


Como algum dia teria que ser o primeiro, decidi ir a Itália. Fui visitar a região de VALE D’AOSTA.


Esta região, que tem como especial característica ser a mais pequena de Itália, com cerca de 120 mil habitantes, fica encaixada entre os Alpes suíços e franceses. A norte está separada pelos Alpes suíços, com realce para o emblemático Matterhorn; a sul fica o fantástico Parque Nacional Gran Paradiso; a fechar o vale temos o grande Monte Branco que faz fronteira com a França.


Com tudo isto poderíamos pensar que seria um vale isolado e fechado entre montanhas, mas Vale D’ Aosta é sem dúvida mais do que isso.


A primeira impressão, é mesmo de uma região industrializada, tal o corrupio de camiões em direcção aos colos de Grand e Petit St-Bernard- acesso à Suíça e França.


Com características rurais bem presentes, como as suas vinhas nas encostas e campos cultivados, Vale D’Aosta surpreende-nos pela preservação da sua história e cultura, que continuam a caracterizar as suas aldeias e cidades.


Com a sua melhor natureza bem presente nos vales laterais, ficamos com a sensação que em cada aldeia que visitamos, encontramos um castelo ou uma fortaleza, além das igrejas de campanários aguçados.


Em conclusão um vale encantado, onde nos podemos deliciar com picos plenos de neve e prados alpinos; onde a fauna e a flora estão bem presentes em todos os caminhos a percorrer; onde a emoção da história está presente.


Este é o Vale D’Aosta, que vou dar a conhecer pela objectiva da minha máquina.


Deixo 4 fotos que representam um pouco do que podemos encontrar na região. Nos próximos posts, deixarei das aldeias e cidades que visitei separadamente.


Um até breve

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Gruyères.....







Olá meus amigos,,,,,


Voltei ao Blog para vos dar a conhecer a região de Gruyères.


Pertencente ao cantão de Fribourg e situada entre paisagens verdejantes, esta região é conhecida pelo seu saboroso queijo e pelo seu majestoso castelo.

Fechado em muros, este pequeno lugar traz-nos á memória a época medieval. Ao caminharmos pela única rua do pequeno lugar deliciamo-nos com a beleza das casas antigas, com as suas janelas floridas. Restaurantes, hotéis e lojas ocupam o interior das casas.


No final dessa mesma rua, deparamo-nos com um dos grandes símbolos da região, o Château de Gruyères. Datado do séc. XI este castelo é um dos mais importantes da Suíça. Leva-nos a uma viagem de vários séculos de arquitectura, história e cultura.


Mas como referi no início, está região é também conhecida pelo seu queijo, mas isso será conversa para um segundo post.


Um grande abraço…..

sábado, 3 de outubro de 2009

Trinta anos....




Olá meus amigos, cheguei aos 30 anos.



Em tempos difícil de imaginar, e agora simples de aceitar. Simples, porque afinal é só uma data e nada mais.


Chego com serenidade !!!!!


Chego com serenidade, porque sei que tenho uma família abençoada, que amo acima de tudo. Que tenho os melhores amigos, que estão sempre ao meu lado. Isso tudo faz com que a minha vida seja riquíssima, pois tudo isto é o melhor “capital” que alguém pode ter. Um muito obrigado.


Tenho a firme certeza que sou um felizardo. A vontade de viver, de partilhar, de sentir todos os dias uma alegria enorme naquilo que faço, irá continuar.


Um abraço para todos.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sonhar....



Sonhei que se podia amar
Tenho sonhos da palavra amar...............

Abraços

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fribourg, uma cidade onde vivem as diferenças...






Olá meus amigos,


Voltei ao blog…...Depois de uma pequena ausência, devido a trabalho e umas mini férias, aqui estou, cheio de novidades da terrinha dos chocolates.


A convite do meu amigo Joaquim, fui descobrir a sua cidade, Fribourg.


Cidade capital do cantão com o mesmo nome, Fribourg é uma cidade que nos traz à memória a nossa Coimbra. Marcada pela sua parte velha, mas também com uma parte nova bem emergente, esta cidade tem uma enorme vida universitária e cultural.


Mas, para conhecerem de uma forma mais completa esta bonita cidade, deixo-vos a indicação deste fantástico blog, que tem como autor um amante de fribourg, o meu amigo Joaquim.

http://fribourg2meuolhar.blogspot.com/


Um abraço e até breve...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Fazes-me Falta....


Terminei a leitura da obra Fazes-me Falta…….


Como tinha referido no meu anterior Post, este é um livro contado a duas vozes.


A primeira voz pertence a uma pessoa que acaba de morrer; uma voz que não consegue o descanso eterno, pois está demasiado ligada à vida, e as pessoas que deixou. Uma alma que nos relata momentos da sua vida, mas também das “dores” da sociedade corrente.


A segunda voz vem de alguém que perdeu uma pessoa próxima, alguém que era um suporte na sua vida e que está a sofrer com essa perda. Uma voz que nos leva pelos caminhos da dor, dos silêncios que essa mesma ausência transporta. Fala-nos de tudo o que envolve a morte, a sua lógica, os critérios e a sua justiça.


É uma história de um “grande amor”, onde as duas vozes entram num mundo de afectos contraditórios. Uma mistura de paixão e amizade. Um livro que nos leva a reflectir sobre várias e determinadas situações, que nos interroga se realmente amamos e fazemos tudo o que está ao nosso alcance pelas pessoas, enquanto temos oportunidade para tal ??? Se não, será tarde demais……


Abraços

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fêtes des Moutons






Bom dia meus amigos,


Passei pelo blog para deixar mais novidades.


Desta vez deixei um pouco as caminhadas e fui viver uma festa suíça.


Devido ao convite do meu amigo Joaquim, fui até Gemmi – Leukerbad, conhecer a tão característica Fête des Moutons.


Uma festa com algumas características especiais. Além de juntar os pastores, com as gentes das vilas e cidades, é uma festa organizada em conjunto pelos cantões do Valais e Berne.

Uma festa de confraternização que teve como momento alto a chegada das ovelhas dos Alpes Bernois. Depois de um bom percurso, as mesmas instalaram-se á beira do lago Daubensee , para que as pessoas presentes pudessem desfrutar da sua presença, brincar e tirar fotografias.


Uma festa sem dúvida muito engraçada por tudo que a rodeia. Gostei muito.


Queria deixar um agradecimento muito especial ao meu amigo Joaquim, esposa e seus amigos, pois sem eles este dia não seria possível.


Um abraço e até breve


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Kenny Rogers - The Gambler



Ser Jogador neste jogo que é a vida…………

……Todos os dias surgem novos desafios, cabe a cada um de nós, sairmos vencedores.

....A vida, como o jogo, não pode ser jogada sozinha, os que nos rodeiam também são jogadores e cabe-nos fazermos deles adversários ou companheiros.

...Todos os dias, aprendemos algo que funciona como as regras do jogo…Devemos decidir se queremos ou não respeitá-las e segui-las.

...A vida, como o jogo, um dia acaba...Mas, tanto nela, quanto no jogo, é a forma como agimos que determina a vitória….

Aquele Abraço

segunda-feira, 20 de julho de 2009

A Luta.....






Olá Boa tarde,


passei pelo blog para deixar mais novidades de Terras do Valais.


Como estas últimas caminhadas têm sido propícias a surpresas, aqui estou para deixar mais uma. Esta muito interessante e movimentada.


Nada mais, nada menos, que uma verdadeira luta de "Bois da Gralheira", mas numa arena diferente e com outros intervenientes, os Bouquetins.


Tudo isto se passou por Saas-Fee, e foi uma verdadeira animação. Uma luta que começou com dois lutadores, rapidamente se tornou num combate a três, onde a confusão era total, e os ataques surgiam em todas as direcções. No fim disto tudo, fiquei sem saber quem ganhou o combate, no fundo o menos importante, pois o verdadeiro vencedor estava há muito encontrado, eu, pois consegui descobrir estes fantásticos animais e passar um belo momento na presença dos mesmos.


Deixo-vos as fotos mais marcantes.


Aquele Abraço

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Momentos ......."Fazes-me Falta"



Contado em duas vozes - uma delas a de alguém que acaba de morrer - "Fazes-me Falta" entrecruza o olhar de duas gerações.............



……Não basta morrer para conhecer o sorriso de Deus - mesmo que, como foi o meu caso, tenha vivido abismada nele uma vida inteira. Quando o pior acontecia, aquele sorriso descia às minhas trevas com um soluço de baloiço, um gingar de gonzos arrancado às cordas da infância. Eu sentava-me nele e subia, balouçando até à luz. O pior aconteceu-me cedo, tive sorte. Deus procura primeiro os que sofrem antes do conhecimento específico da dor, talvez porque os outros sabem demasiado para poderem ser salvos. Tu dizias que era o contrário: que Deus nasce da ignorância própria dos sofrimentos prematuros. Mas tu, meu aluno dilecto, cedo te deixaste povoar pelo excesso do saber. Deus não sabia nada do Universo quando o criou. Imagino que se sentiria só. Imagino que num momento impreciso dessa solidão se terá tornado maior do que Ele próprio, estourando numa gigantesca flor de luz. E imagino-O, depois, tentando dar um sentido particular a cada uma das pétalas dessa luz dispersa. Agora que saí do corpo que fui (...) imagino-o melhor ainda, ébrio de luz, lúcido, encandeado por um Lúcifer oculto e criador incrustado no seu próprio ser, em estado de paixão com a história desencadeada pela sua omnipotente solidão. E balouço no Seu sorriso outra vez, a vez definitiva porque o meu corpo está lá em baixo, num caixão, contemplado e lembrado e chorado pela última vez. Não me levantarei da cama amanhã depois de Lhe pedir em surdina que dê um impulso maior ao balouço, que o empurre com força até que os pés me voem para fora do calor aterrado dos lençóis. Ninguém vai estar à minha espera, não terei de me disfarçar de desculpas, não voltarei a iludir ou desiludir ninguém. Não voltarei a morrer no corpo do único homem que me abriu no corpo a passagem secreta para a morte. Não voltarei à desilusão do renascimento. Sobretudo não voltarei a desiludir-te a ti, o descrente que me ensinou a crer melhor, o meu pequeno e velho Deus de algibeira, o meu amigo. Despojada de corpo é-me mais fácil transformar-me no próprio balouço, na luz dançante de que ele é feito. Num murmúrio de vento peço-lhe que não me empurre tão depressa para esse lugar iluminado que é a Sua Carne, peço-lhe que me deixe matar saudades desse mundo que deixei tão repente. Matar saudades de Ti. Ou matar-me, como fazem as crianças, para recomeçar uma outra história, no balouço quotidiano do teu sorriso……”


“……Estou sozinho. Sozinho com o coração em bocados espalhados pelas tuas imagens. Já não posso oferecer-te o meu coração numa salva de prata. Alguma vez o quis? Alguma vez o quiseste? Dava-me agora jeito um deus qualquer para moço de recados. Um Deus que te afagasse os cabelos e me fizesse recordar como eram macios. Um deus que me libertasse desta imagem fixa do teu corpo encaixotado. Logo tu, que tantas vezes te rias daquilo a que chamavas o meu “encaixotamento Compulsivo…”


quinta-feira, 2 de julho de 2009

A marmota






Olá meus amigos,

Desde já, peço desculpa pela ausência de notícias. Devido ao recomeço do trabalho, não tive outra opção.

Mas como a vida não é só trabalho, aqui estou eu com novidades fresquinhas.

Aproveitei a minha folga e fui a “caça” da marmota.

A marmota é um roedor parecido com um esquilo, mas de maiores dimensões. Um animal que vive nas montanhas, em tocas (cheias de túneis e sempre com muitas saídas de emergência) que utiliza para hibernar durante o inverno. A hibernação pode durar até sete meses.

Existem cerca de 15 espécies de marmotas, mas todas elas vivem no hemisfério norte. Normalmente vivem em pequenas colónias ou famílias, e são umas grandes comilonas, alimentando-se de plantas e alguns insectos.

E foi na companhia deste engraçadíssimo e sociável animal que passei o meu dia.

Como hábito, deixo algumas fotos.

Um grande abraço de saudades.

sábado, 20 de junho de 2009

FC Montana




Olá boa noite…

Como vão os meus amigos (as)??


Passei pelo blog, para informar que a época 2008/09 do FC Montana chegou ao fim.

Depois da subida à 3ª divisão na época transacta, o FC Montana, conseguiu mais uma brilhante campanha nos campeonatos Suíços.

Num campeonato difícil, onde o equilíbrio foi uma constante, conseguimos um honroso 3º lugar, que nos permite encarar a próxima época com boas perspectivas.

Veremos???

Ao nível pessoal foi um campeonato regular, onde consegui a bonita soma de 20 golos. Espero no próximo ano continuar a acertar com as redes, para que consigamos os nossos objectivos.

Um muito obrigado a todos aqueles que contribuíram para esta bela época.

Abraços