Exactamente no Dia do Livro, terminei “Nunca me Esqueças” de Lesley Pearse.
Este livro, que em qualquer prateleira, nos chama atenção pelo sua bolsinha feminina e uma capa bonita e apelativa, foi uma agradável surpresa.
Um livro baseado numa história verídica, que nos conta a vida de Mary. De Inglaterra à Austrália, foi uma vida de aventura, coincidências e azares.
Uma mulher que ao procurar uma nova vida fora da sua terra natal, vê-se envolvida num roubo. Condenada a forca, Mary começa uma verdadeira luta, rumo a sobrevivência.
Esta mulher que nos é descrita como franzina e frágil fisicamente, demonstra-nos uma força interior fantástica e uma astúcia única para sobreviver.
Os relatos dos dias passados na prisão são impressionantes, devido ás más condições das mesmas. Este livro dá-nos a conhecer também, as primeiras pessoas a desembarcar na Austrália, e que contribuíram para o país tão bonito que é hoje.
Livre da forca, Mary juntamente com os outros prisioneiros é deportada. Inicia-se uma viagem, em condições de higiene degradantes, onde os prisioneiros eram privados de quase tudo o que necessitavam para sobreviver.
Aí mesmo, nessas condições difíceis, sentimos o verdadeiro sentido de sobrevivência de Mary, que não mede esforços e atitudes para conseguir privilégios que lhe permitissem conseguir sair com vida dessa mesma viagem. Um banho, uma laranja, coisas simples mas elementares para tal.
No meio de todo este exemplo de vida, fazem-se amizades, nascem crianças, há casamentos, morrem pessoas.
Um livro que nos faz pensar, e acreditar na força de vontade e na determinação. O desejo de liberdade esteve sempre vivo, e levou-a a percorrer o mundo, e a lutar sempre pelas pessoas que mais amava.
Foi sem dúvida uma montanha russa de emoções únicas e inesquecíveis. Gostei.......
Abraços
1 comentário:
obrigado pela teu comentário bem convincente acerca deste livro,
também há esta obra em Português? Diz-me como posso adquirilo.
Mais uma vez obrigado e bem hajas, abraço da vaga do mar.
Enviar um comentário