quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Madrugada Suja...



Olá meus amigos,

Como antes de começar o Inverno, sobra um bocadinho de tempo para descontrair, decidi voltar à leitura…..a surpresa foi mesmo a escolha…li pela primeira vez Miguel Sousa Tavares..

Madrugada Suja foi dos últimos romances do autor e, leva-nos a viajar num Portugal pós-revolução, onde existem jogos de interesses, corrupção, onde percebemos o quanto a política pode ser suja e mesquinha para atingir os seus fins. 

Este livro transporta-nos também para uma realidade bem presente nos dias de hoje, a desertificação do nosso interior, onde em tempos antigos estava o coração da economia do País.

O romance começa com um acidente causado pela irresponsabilidade de quatro jovens, que depois de uma Queima das fitas bem « regada » decidem ir « passear »…… O autor rapidamente nos transporta para Medronhais da Serra, aldeia do interior do país onde, Filipe, personagem principal do livro cresce…

Filipe vive então várias aventuras e desventuras próprias da idade, mas o que mais iria marcar a mesma, seria a perda da sua mãe e posteriormente a do seu pai. Foi então criado com seu avós, estes mesmos que decidiram nunca sair do interior do Alentejo, da sua aldeia. Com o crescimento e normal saída da aldeia, a vida de Filipe começa a mudar radicalmente..Jogos de interesses, corrupção, amores e erros antigos vão estar bem presentes.....

Madrugada Suja é um livro envolvente, onde temos bem presente uma dura crítica ao nosso Portugal e, a mensagem, que um simples erro nas nossas vidas pode tudo mudar...

Deixo um pequeno excerto do livro...

"Um Portugal de aldeias mortas, de comerciantes falidos, de agricultores sentados à berma das estradas construídas com os dinheiros da Europa, vendo passar os grandes camiões TIR que traziam de Espanha e dessa Europa as frutas e os legumes criados em estufas maiores do que quaisquer hortas deles, em direcção aos centros comerciais onde, em breve, eles próprios aprenderiam o novo e insípido sabor dos melões e das cebolas, dos reinventados “frangos do campo”, ou dos porcos sem gordura nem pecado, embalados em vácuo."

Boa leitura......

Aquele Abraço


1 comentário:

Anónimo disse...

Li um pouco desse livro,é cativante,deixou-me vontade em o comprar e acabar o que comecei.

Entao para ti amigo Marcelo,aquele abraço uma boa leitura e até breve