Olá meus amigos...
A Índia não é só Nova Delhi, mas é pela capital que entram milhares de turistas e viajantes..Temos logo a sensação que entramos numa realidade completamente diferente, onde nos emaranhamos em ruas e becos caóticos, onde frenéticos Tuc Tuc, bicicletas, carros buzinam numa constante sinfonia que nos embala para este "novo mundo".
E assim fui recebido para esta minha aventura na Índia...
Ao deparar-me com tal realidade, todos os sentidos ficaram em alerta máximo. Os olhos não paravam de se regalar com tais diferenças e cores, os ouvidos com tal sintonia, os cheiros eram intensos e variados, e até já imaginava aquele picante a deixar-me a língua a arder......
Uma das visitas do primeiro dia, foi a um templo Sikh, o Gurdwara Bangla. Aqui tive o primeiro contato com uma das religiões presentes en Nova Delhi e na Índia. A visita estendeu-se á cantina do mesmo, onde diariamente são servidas milhares de refeições, para todo o tipo de pessoas. Pertençam ou não ao Siquismo, o objectivo é ajudar...um exemplo
Uma das visitas obrigatórias em Nova Delhi, é o Red Fort. Uma construção localizada na Velha Delhi e um grande exemplo de arquitetura Indiana. As pedras vermelhas utilizadas na sua construção, tiveram influência direta na escolha do nome. Tem no seu interior 11 palácios, onde o Imperador recebia pessoas influentes da época.
Num dos palácios pode encontrar-se a seguinte frase." Se há um paraíso na terra é este" o que diz bem a imponência de tal construção.
Importante, e a não perder, é a maior Mesquita Muçulmana da Índia. A Masjid-i Jahan-Numa situa-se em frente ao Forte Vermelho, e foi mandada construir pelo imperador mugal Shah Jahan.
Momento de tranquilidade e espiritualidade.
Mas uma das "belezas" de Nova Delhi reside nas suas ruas, nos seus hábitos e costumes. Em cada travessia era um ficar de boca aberta, com o que me ia aparecendo pela frente. Fios de eletricidade às "centenas" emaranhados uns nos outros, barbeiros a céu aberto, livrarias no passeio, vacas sagradas, "milhões" de vendedores de comida, e tudo isto sempre bem acompanhado por tão bela sinfonia, as buzinas dos "biliões" de viaturas desta cidade.
Templo de Lótus é uma das Casas de Adoração Bahá'ís, e uma das marcas desta cidade. Aberto a toda e quaisquer religião, este templo tem como ideologia a adoração de Deus. É um dos locais mais visitados do mundo e já ganhou vários prémios internacionais de arquitectura.
Estes foram alguns dos locais que visitei em Nova Delhi entre outros.
Mas se há momentos atrás referi algumas "belezas" de Nova Delhi, não posso deixar agora de referir uma das maiores riquezas desta cidade e claro da Índia. Algo que vão encontrar muitas vezes nestes posts, AS SUAS GENTES, OS SEUS SORRISOS....algo impossível de resistir, aliados às cores, é algo mágico neste País.
E foi esta Índia que encontrei......um mar de contrastes, e ainda só estava a começar...
Voltaremos a Nova Delhi em novo post, mas agora esperam-me muitas horas de comboio....
Espero que tenham gostado deste primeiro post......
Até breve
3 comentários:
Uauh!realmente um oceano de contrastés! ! E que corés! A espera de outras fotos! Beijaoooo lili
Grande aventura primo ......
Olá grande Marcelo.
Para quem nunca visitou a Índia como eu,aqui neste teu blog é um regalo ver e ler aquilo que escreveste.Informação preciosa para compreender melhor todas estas formas de viver tão diferentes das nossas.As imagens por ti apresentadas são deliciosas.Parabéns e o meu muito obrigado pela tua partilha.Daqui vai aquele nosso abraço e até já
Enviar um comentário