sábado, 29 de julho de 2017

Espigueiros do Soajo.......

Olá meus amigos,

como prometido, aqui estou com os "momentos" pelo Gerês.

E vamos começar pela......
.


Esta foi a minha primeira incursão pelo Parque Peneda do Gêres. O que me levou a esta vila foram os seus tradicionais Espigueiros. 

"Depositados" sobre uma gigantesca laje de granito, estes espigueiros são a referência máxima do Soajo, ainda hoje utilizados pelas gentes locais para secarem o milho. 

São 24 espigueiros de granito, e têm uma "vista" privilegiada sobre este parque de encantar. 

Com características muito especificas, como a sua localização, para que os animais não tivessem acesso ao sustento das populações; as rodas em pedra, para que os roedores não conseguissem trepar  e, como me explicou um representante local, as cruzes instaladas na parte superior,  demonstram a crença e pedido de proteção das gentes locais para os seus cultivos. 

E foi assim que fiquei a conhecer mais um bocadinho deste pequeno tesouro..

Deixo-vos alguns "tiros" e um pequeno vídeo dos Espigueiros do Soajo.
































Grande Abraço

Sem comentários: